terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Instrumentos de Metal


Origens e um pouco sobre a sua história


 Trompa:

Origem; Antiguidade, instrumentos feitos de chifres, madeiras, caules e marfim.

  A trompa é um Instrumento não temperado da família dos metais que é utilizado em orquestras na maioria das vezes próximo às madeiras, possui o tubo mais comprido da família e algumas trompas possuem afinação dupla ou tripla.

  O musico trompista também usa a sua mão direita para afinar notas utilizando-a  dentro da campana. Na época em que eram utilizadas as trompas naturais, antes da invenção do sistema de pistos, os músicos utilizavam a mão na campana para tirar outras notas a partir das notas naturais. Geralmente os trompistas lêem partituras em clave de sol.


Trompete:

 Origem; Antiguidade, instrumentos feitos de cana, bambu, madeira ou osso.

  O Trompete é um instrumento da família dos metais, não temperado, possui três pistos e utiliza uma bomba no primeiro e outra no terceiro pisto para corrigir a afinação. O trompete foi muito utilizado no período barroco e até hoje é aproveitado pelas orquestras e grupos de musica dos mais diversos tipos.

  Foi muito utilizado em eventos militares e hoje em dia é um dos instrumentos mais importantes para às bandas marciais. O instrumento possui um ancestral que não tem pistos e que utiliza apenas as notas naturais da série harmônica. O registro agudo do trompete é muito utilizado pelos compositores, o trompete mais comum é o afinado em Sib e geralmente os trompetistas lêem as partituras em clave de sol.  


  Trombone:
  Origem; Inventado por Spartano Tyrstem no final do século XV, conhecido também na idade média como “Sacabucha”.

  Considerado o instrumento que mais se aproxima da voz humana, possui uma válvula móvel conhecida como “vara” que permite ao instrumento a produção de escalas cromáticas. Existem também trombones de pisto, os trombones são muito utilizados em bandas marciais e assim como o trompete é muito importante para esses tipos de bandas, não é a toa que trombone em italiano significa “trompete grande”.
   
  Os trombonistas podem controlar a afinação também através da própria vara afinando rapidamente notas que em determinadas passagens possam ficar mais baixas ou mais altas. O trombone possui sete posições, quanto mais se abrir à vara mais notas graves podem ser tocadas, alguns trombones possuem um rotor que permite alcançar o Mi natural grave e abaixar em meio tom qualquer nota. Os trombones podem ser de três tipos, trombone tenor, tenor-baixo e baixo geralmente os trombonistas lêem partituras em clave de Fá e em clave de Dó, nas orquestras são utilizadas principalmente as partituras em clave de Dó.
 

  Tuba:
 Origem; A Tuba tem como avô o “Oficleide”, um tipo de trompa grave utilizada por volta do ano de 1800. Existia também o Helicon antecessor do atual Sousafone. O Sousafone foi criado por John Philip Sousa e é o mais fácil para transporte em execução.

  A Tuba é o instrumento mais grave da família dos metais, possui de três a cinco pistões ou rotores. A mais comum e utilizada é a Tuba 3/4, mas existem também a Tuba Sinfônica, mais utilizada em orquestras, e o Sousafone bastante utilizado em bandas marciais. A Tuba é muito recente e por isso existem poucas peças solo para o instrumento que geralmente é utilizado para fazer o baixo e sustentar o setor de metais.



 Todos os instrumentos de metal são formados por três partes essenciais: o bocal, o corpo  e a campana.



 Sites que eu considero importantes para o conhecimento mais aprofundado desses instrumentos:

Trompa: origem, forma, afinação, tessitura.


Trompa: História e curiosidades.


Trompete: Origem, história, mitologia e músicos conhecidos.


Site de Fernando Dissenha, grande Trompetista.


Um pouco sobre o trombone.


Trombone: Origem, história e modelos.


Bocato, Grande Trombonista.


Tuba: Origem e história.


Arnold Jacobs, um dos melhores Tubistas de todos os tempos.


4 comentários:

  1. Olá muito bom seu blog, para quem não entendi muito de instrumentos fica a dica pois é muito didático e detalhista mostrando como é origem de cada instrumento, Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei do blog mas...eu queria a origem e a fabricação dos intrumentos de metais e não um por um todos entendeu?Mas acho que isso vai ajudar!!Adorei

    ResponderExcluir
  3. Eu estou meio sem tempo, mas prometo que antes de fevereiro já terei terminado as 10 dicas. Muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. olá hugo, parabéns pelo seu blog, continue escrevendo sobre metais!
    Um abraço musical!

    ResponderExcluir