terça-feira, 25 de janeiro de 2011

3ª dica: Conhecimento do próprio corpo.

3ª dica: Conhecimento do próprio corpo.


 
Introdução.


   O instrumento é extensão do corpo e é preciso controlar o corpo para dominar o instrumento. O ser humano desde o inicio de sua vida quer compreender tudo, coloca coisas na boca quando bebê, procura conhecer o próprio corpo quando adolescente. Isso tudo é necessário para que a pessoa se desenvolva como um ser capaz de viver em sociedade, o homem precisa desde o inicio experimentar e escolher o que gosta e saber o que os outros gostam, o que é, e o que não é normal para os seus semelhantes.  
 

O corpo e o instrumento de metal.


    Na hora de aprender a tocar um instrumento de metal não é diferente, precisamos  compreender como o nosso corpo precisa agir para alcançar o domínio de um instrumento,  prestar atenção nas reações corporais. É importante saber que cada um tem um corpo, tem uma estrutura e cada um tem um limite e esse limite pode ser superado através de exercícios.
  
    Existem algumas partes do nosso corpo que são muito importantes para a execução dos instrumentos de metal, como o abdômen, o diafragma, os pulmões, a língua e a boca. O nosso corpo funciona naturalmente como uma única estrutura, as partes são dependentes de outras que dependem de mais alguma, quando se toca é importante pensar no corpo como um todo que funciona em prol de uma boa execução. É importante desenvolver o abdômen, o diafragma e os outros descritos acima, mas, não podemos deixar de pensar no corpo como uma unidade, corpo mente e alma são um só.  
   

            Vejamos alguns desenhos do corpo humano:


 Fig.1



Fig.2
   
    Alguns instrumentistas cometem o erro de falar a conhecida frase, “respire pelo diafragma!”. Já pensou! O diafragma virar pulmão (fig.1), o diafragma é importantíssimo para a respiração, mas o ar não passa por ele. Essa triste frase leva muitos iniciantes a terem uma compreensão errônea do seu corpo, dificultando ainda mais o desenvolvimento de uma boa respiração abdominal. Existem três tipos de respiração, a clavicular, a intercostal e a abdominal, para o instrumentista de sopro a abdominal é a melhor, a intercostal é muito usada na natação e a clavicular é considerada a mais prejudicial para o corpo.




Como funcionam algumas partes do corpo durante a execução instrumental e a respiração abdominal.


     O abdômen: funciona como base de sustentação do diafragma ajudando no trabalho respiratório. O abdômen fica abaixo do diafragma (fig.1) e funciona como uma base que dependendo da necessidade durante a execução pode ser mais, ou menos rígida. É bom ter músculos abdominais fortes para ser um bom músico, mas também existem instrumentistas "barrigudos" que tocam mais do que “fortões”, Arturo Sandoval é um exemplo, não quero dizer que ele tem um barrigão, mas é aquela história, cada um tem uma estrutura e cada um tem os seus limites.
   
     O diafragma: é um músculo que fica entre o abdômen e os pulmões auxiliando a respiração. Não se pode confundir a função do diafragma com a dos pulmões, o diafragma atua junto com outros músculos, ele estica a base dos pulmões na inspiração possibilitando uma quantidade maior de ar absorvido, e auxilia a expiração comprimindo os pulmões. Essa quantidade maior de ar é importante para a execução de um instrumentista, nessa operação o abdômen auxilia o diafragma dando apoio à respiração. O endurecimento do abdômen da o apoio e a quantidade de apoio depende da altura e da intensidade das notas.


     Os pulmões (fig.1): são os principais órgãos do sistema respiratório e ao contrário do que imaginam, os pulmões não são como bolas de aniversário vazias que se enchem com ar, os pulmões são na verdade como esponjas cheias de ramificações que possuem a função principal de oxigenar o nosso corpo. O músico além de conseguir ar para o seu corpo ainda precisa de ar para o seu instrumento, ou seja, quem toca tem que ter uma técnica de respiração mais aprimorada que a das pessoas normais. A respiração abdominal é a mais adequada para o instrumentista de sopro.


      A língua (fig.2): a língua é muito importante para o músico, ela divide as notas, regula a pressão do ar e o espaço existente na boca. O controle do espaço na cavidade bocal permite um domínio maior das mudanças do registro (grave, médio e agudo), a língua também é responsável pelo ataque das notas.

      
       A boca: a boca atua como corpo vibratório que produz o som, auxiliada por outras partes do sistema respiratório. O ar atravessa os lábios e os faz vibrar produzindo uma vibração chamada de “besourinho”, essa vibração vai produzir um som no bocal, que vai se amplificar pelo corpo do instrumento e sair pela campana, a ultima parte amplificadora do som.


A boca e a embocadura ideal.


      Os dentes também são muito importantes e auxiliam a boca na produção do som, sem os dentes é difícil até falar, imagine então produzir som através de um bocal sem os dentes. Cada instrumento exige uma determinada porção da boca e quanto maior o bocal, maior vai ser a parte que vai vibrar para produzir o som, a embocadura ideal para o instrumentista de sopro é a que: não pressiona muito os lábios no bocal, alcança a vibração através dos músculos dos lábios e seus circunvizinhos, não deixa o ar escapar pelos cantos da boca e mantém o queixo no formato da letra “u”. È bom saber também que cada um tem um tipo de boca, um tipo arcada dentária e um tipo de língua, a embocadura ideal cada pessoa alcança de acordo com as suas características físicas, tendo como base essas "regrinhas" citadas acima.

               


  O instrumentista que conhece o seu corpo, conhece melhor os seus limites e aprimora as suas habilidades.



Exercícios de respiração para instrumentos de metal:

Fotos:

Sistema respiratório/ ventilação.

Fonte:

O corpo humano.

Bibliografia:

- Experiência própria de vida.
- Princípios básicos da execução de instrumentos de metal. Texto de J. Angelino Bozzini, 1999. Weril Instrumentos Musicais Ltda.

3 comentários:

  1. Hugo, é uma aula completa, ao ler as 10 humildes dicas, começo a entender o quanto é necessário estudar para saber sobre música e de como ser um músico de qualidade. Fico aqui pensando como é a vida de estudos de um virtuose em qualquer instrumento e mais ainda de instrumentos de sopro.
    Gostei muito do seu blog, vou estar por aqui para poder aprender um pouco sobre música, instrumentos e assim poder aplaudir cada vez mais, quando ouvir um instrumento sendo bem executado.
    Um grande abraço do Universo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo, muito bom seu blog , continue assim ajudante a nós estudantes abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, eu até agora só coloquei 3 das dicas. Prometo que a cada semana colocarei mais uma até completar as 10 dicas.

    ResponderExcluir